sexta-feira, 23 de junho de 2017

Sebrae realiza seminários de sensibilização do Negócio Certo Rural


Parceria Sebrae, Senar e Vale capacitará nos próximos meses 180 empreendedores rurais na regional de Açailândia.

Açailândia -  O Sebrae, por meio da regional de Açailândia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Vale, com o intuito de capacitar pequenos empreendedores rurais em planejamento e administração de seus negócios no território de Açailândia, realizou na última semana, seminários de sensibilização do programa Negócio Certo Rural (NCR). O programa busca auxiliar os donos de pequenas propriedades rurais na melhoria e na inserção de atividades que contribuam para o crescimento de seu negócio.

Os seminários foram realizados nas comunidades de Vila Varig e Casa Azul, zuna rural de Buriticupu e Primeiro Cocal e Muruim, zona rural de São Pedro da Água Branca, com a participação dos moradores e autoridades locais. Ao todo serão capacitadas 180 pessoas em cerca de dois meses e meio, e que em 46 horas de capacitação terão seus conhecimentos aprimorados e validados pelas instituições Sebrae e Senar. Na regional, o NCR conta com o apoio da Vale, que mobiliza as comunidades que margeiam a Estrada de Ferrovia Carajás (EFC), e que busca promover a geração de renda e capacitação dos moradores locais.

Para o gerente regional do Sebrae em Açailândia, Danilo Borges, a iniciativa é primordial para o avanço de novos conhecimentos no campo. "O programa Negócio Certo Rural alia teorias e práticas de gestão que facilitam a administração de cada propriedade. Ter qualidade no que se faz é essencial nos dias de hoje, buscar capacitação pode trazer retornos satisfatórios e o crescimento de cada pequeno empreendedor rural que estamos mobilizando", acredita Borges.

O programa apresenta metodologias especificas para o universo do campo, com orientações e aulas, e segue um modelo didático com dicas, exemplos e tarefas práticas. O curso está dividido em cinco encontros de oito horas cada, o conteúdo foi elaborado de forma que permita o aluno a relacionar a teoria com prática do seu dia a dia, melhorando a gestão do seu negócio e da sua propriedade como um todo. Em cinco encontros, as atividades envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação, avaliação e viabilidade de novas ideias de negócio e por último, a elaboração de um plano de negócios, onde o participante, com base em sua propriedade, construirá um planejamento voltado para o seu empreendimento. O participante terá ainda seis horas de consultoria.

O morador de Primeiro Cocal, Eliézio Rodrigues Pereira, é agricultor e revela que com base em conhecimentos adquiridos pelo Sebrae aprimorou suas atividades no cultivo de suas roças. "Já participei de um curso ofertado pelo Sebrae, e foi muito proveitoso. Espero participar do Negócio Certo Rural, porque vejo que poderei melhorar minhas atividades na minha propriedade e assim, poder controlar meus investimentos e lucros", enfatizou.

A coordenadora do Negócio Certo Rural no Maranhão pelo Senar, Agriciomar Veloso, participou das mobilizações e acredita que a partir desta iniciativa o homem do campo terá o conhecimento de gestão de negócios aprimorado e poderá crescer com base em novas perspectivas. "O Senar e o Sebrae, por meio deste projeto busca fomentar o empreendedorismo no campo de forma bastante efetiva e com resultados positivos constatados. Acredito que este curso é primordial para o desenvolvimento da agricultura familiar rural nessas pequenas localidades", destacou Agriciomar.

Andreia Andrade, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, destaca a importância das ações de desenvolvimento local através das parcerias inter setoriais. "Para o desenvolvimento do território é necessário articulação em rede de todos os setores, a exemplo das ações de geração de renda que contam com estas parcerias, além do compromisso das comunidades de receberem as capacitações propostas", explica.
Assessoria SEBRAE


Nenhum comentário:

Postar um comentário