domingo, 2 de abril de 2017

Açailândia-MA em Mobilização contra as Reformas da Morte


A Rede de Cidadania Açailândia, organismo social sem fins lucrativos, formado por sindicatos, associações, igrejas, coletivos estudantis e movimentos populares, organizou e realizou um grande ato público na tarde de 31 de março contra a PEC 287 (reforma da Previdência) e o Projeto de Lei federal nº 4302/1998 (PL das terceirizações sem limites) bem como contra os demais itens do pacote de maldades do governo federal e de seus protegidos – as reformas da morte (pec 55, pec 395, pec 287, PL 4302, PLS 30, reforma trabalhista, reforma tributária, reforma eleitoral, reforma do judiciário,....), as quais não protegem os direitos da classe trabalhadora e não dialogam com esta.
O ato começou 15h:30min na praça do Pioneiro, percorreu várias ruas do centro de Açailândia, finalizando na Praça da Bíblia que, para o acesso, cruzou a BR 010, a qual ficou interditada por quase 30 minutos. Durante o trajeto, várias falas das entidades esclareceram os ataques feitos pela Pec da previdência, o PL das terceirizações e o pacote de maldades organizado por Michel Temer e sua equipe. Esses dispositivos de lei precarizam os direitos sociais, bem como o direito à aposentadoria e a um trabalho digno.
A Pec 287 atende aos interesses do Capital financeiro (dos bancos) privilegiando o avanço da previdência privada e o sucateamento da aposentadoria pública nos regimes geral e próprio nos estados e município. É uma afronta à classe trabalhadora porque praticamente inviabiliza a aposentadoria com recursos integrais ao exigir contribuições no período de 49 anos e atinge em cheio os segmentos mais vulneráveis, como os casos de pensão por morte, bem como se exige a mesma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres para adquirir a aposentadoria proporcional, reduz o valor das aposentadorias para a classe trabalhadora na composição do cálculo, equipara os trabalhadores rurais aos urbanos prejudicando os primeiros, veda a acumulatividade de pensão por morte com aposentadoria diminuindo drasticamente a renda familiar do cônjuge viúvo, eleva para 70 anos a idade para recebimento do benefício de assistência social e outros itens. Porém não inclui obrigações para os grandes grupos empresariais que devem mais de 500 bilhões de reais para a Seguridade Social, isenta políticos, magistrados e as forças armadas.
O PL das terceirizações casa com a Pec 287 porque beneficia as grandes empresas que passarão a terceirizar sem limites suas atividades, inclusive as atividades-fins que caracterizam uma empresa, responderão apenas subsidiariamente com as empresas terceirizadas pelas dívidas previdenciárias e trabalhistas, eleva para até 9 meses o contrato temporário e fixa outros itens prejudiciais a classe trabalhadora. Essa lei retira, direta e indiretamente, subsídios de INSS, FGTS e SEGURO DESEMPREGO para a classe trabalhadora.
O ato se insere nas mobilizações nacionais e prepara a greve geral de 28 de abril quando as grandes categorias de trabalhadores irão parar o país em protesto à retirada de direitos da classe trabalhadora e exigir que a discussão sobre reformas que afetam o país tenham a participação dos vários segmentos sociais, em especial, a classe trabalhadora.
Participaram do evento além de populares, estudantes, profissionais da rede pública e privada, religiosos, pessoal de blogues e jornal escrito, conforme listados:
1-Sindicato dos bancários do Maranhão SEEB-MA
2-Paróquia Santa Luzia ( Pequiá)
3-Associação de Moradores do Pequiá de Baixo
4-Centro Frei Tito ( Pequiá)
5-Sindicato dos Urbanitários do Maranhão - STIUMA
6-Associação dos Concessionários do Mercado Municipal de Açailândia
7-Sindicato dos Comerciários de Açailândia
8-Sindicato dos Taxistas de Açailândia
9-Assentamento Califórnia
10-Movimento dos Sem Terra - MST
11-Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Maranhão -SINPROESEMMA
12-Sindicato dos Servidores Municipais de Açailândia - SINTRASEMA
13-Grupo de Capoeira Raízes do Brasil
14-Unidade Classista
15-Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Açailândia
16-Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen bascaran – CDVDH-CB
17-Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Açailândia
18-Coletivo de Estudantes da Escola Estadual Carlos Beckman
19-Coletivo de Estudantes do IFMA em Açailândia
20-Coletivo de Mulheres  das Hortas
21-Jornal do Maranhão ( colunista Eduardo hirata)
22-Site Maranhão agora.com
23-Site Acai Vip
24- BLOGUE PAPO SÉRIO ( ZE LUIS)
25-Polícia Militar do Maranhão – apoio
26-Departamento Municipal deTrânsito – DMT - apoio

Rede de Cidadania Açailândia – RdC
A coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário